Apesar das talhas serem equipamentos robustos e apropriados para elevação de cargas pesadas, não quer dizer que elas são inquebráveis ou que estão livres de manutenções, seja preventiva ou corretiva. Assim como um carro por exemplo, as talhas possuem peças que sofrem desgastes mecânicos, e mesmo as partes elétricas precisam de uma revisão de tempos em tempos.
A manutenção de talhas é de extrema importância por vários motivos, entre os principais estão economia a longo prazo e a segurança. Além da manutenção de talhas, feita de forma básica, também são importantes as manutenções periódicas indicadas pelos fabricantes do equipamento, na Sansei Talhas por exemplo, a indicação é a cada 3 meses.
TIPOS DE MANUTENÇÃO DE TALHAS
A manutenção de rotina da talha inclui lubrificação, ajuste, teste, inspeção de componentes elétricos, entre outros itens. A manutenção preventiva ajuda a reduzir o desgaste dos componentes e o tempo de inatividade não planejado e a manter a eficiência e a disponibilidade do equipamento. Assim, se realizada corretamente, a manutenção da talha auxilia na redução de custos com a manutenção corretiva, que geralmente acaba saindo mais cara. Existem basicamente 3 tipos de manutenções:
1. MANUTENÇÃO PROGRAMADA
A manutenção programada é um procedimento feito baseando-se nas indicações dos fabricantes. Como informado acima, na Sansei Talhas a recomendação é que seja realizado a cada 3 meses, mas isso pode variar conforme cada equipamento e fabricante. É claro que existem componentes que vão precisar de revisão com mais ou menos tempo de uso, por isso geralmente é feita baseando-se em datas previstas e no que será revisado.
2. MANUTENÇÃO PREVENTIVA
A manutenção preventiva pode ser feita de uma forma também programada, porém sua realização deve haver sempre que haja alguma suspeita de possibilidade de problemas no sistema das talhas ou no painel elétrico e etc, antecipando-se a qualquer intervenção maior e posterior.
3. MANUTENÇÃO CORRETIVA
É a menos interessante, pois será executada quando o problema já aconteceu e necessita de correção, porém não é menos importante do que as outras, devendo ser realizada por assistência técnica especializada na manutenção de talhas.
ITENS REVISADOS NA MANUTEÇÃO PROGRAMADA / PREVENTIVA
CONJUNTO MOTOR/FREIO
- Inspeção do freio
- Limpeza externa do motor
- Rolamentos
- Ventilador
- Terminais de ligação
REDUTOR
- Fricção de segurança
- Mola e arruela da fricção
- Lubrificação
- Rolamentos
- Pinhões e Engrenagens
UNIDADE DE ELEVAÇÃO
- Corrente de carga
- Rolamentos
COMPONENTES ELÉTRICOS
- Contatores
- Botoeira
- Cabos de Alimentação e comando
CORRENTE / CABO DE AÇO
- Desgastes e alongamentos excessivos dos elos e torção da corrente
- Desgastes excessivo do cabo de aço
MOITÃO
- Travas e abertura do gancho.
- Todos os pinos e parafusos de sustentação de carga do conjunto.
SANSEI TALHAS, ASSISTÊNCIA TÉCNICA PRÓPRIA E ESPECIALIZADA
A Sansei Talhas se destaca no mercado de soluções para elevação de carga por alguns motivos, dentre eles: assistência técnica própria especializada, disponibilidade de peças de reposição e garantia de 1 ano.
Caso você adquira um equipamento Sansei, saiba que você está levando muito mais do que um equipamento, você está levando a segurança e a tranquilidade que só uma marca com mais de 60 anos no mercado pode oferecer.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.