Entenda a utilidade de cada dispositivo e como os dois juntos sempre podem ajudar a indústria a alcançar maior economia e produtividade
A Sansei Talhas é especializada em soluções para elevação e arraste de cargas, tais como talhas, guinchos, empilhadeiras, cabeceira para pontes rolantes entre outros inúmeros produtos. Já falamos aqui no blog sobre as talhas e suas principais características. No entanto, muitas pessoas ainda se perguntam sobre a diferença entre talha e ponte rolante.
A ponte rolante é um equipamento de movimentação translacional utilizado para içar e movimentar produtos caracterizados por peso elevado e/ou grande volume. A ponte rolante é classificada como um equipamento de elevação e transferência, na qual se caracteriza por uma máquina de elevação do tipo guindaste de ponte. A ponte rolante é um equipamento constituído basicamente de estruturas de metal como: trilhos, cabeceiras, vigas, carro/trolley e talha. A talha se movimenta através do carro/trolley por meio da viga e esta se locomove através sobre as cabeceiras, esta por sua vez percorre sobre os trilhos. Com isso é possível ter um movimento vertical através das talhas, movimento horizontal por meio do carro/trolley e movimento de translação através da ponte rolante. Abaixo segue um exemplo de ponte rolante + talha:
Enquanto a ponte rolante representa todo este conjunto, a talha é um dos componentes, é o equipamento responsável pela movimentação vertical da carga, ou seja, içar a carga usando cabos de aço ou correntes.
Por ser um equipamento robusto, as pontes rolantes estão presentes em diversos segmentos industriais. Você pode encontrá-los em plantas metalúrgicas, fábricas de automóveis, indústria de mineração, indústria de construção e muitos outros lugares. Suas principais vantagens estão associadas à destreza, praticidade e produtividade.
Quais os componentes de uma ponte rolante?
A quantidade de componentes em uma ponte rolante varia conforme a complexidade do equipamento. Entretanto, temos cinco componentes essenciais em uma estrutura de ponte rolante, sendo eles:
1) Cabeceiras – Estão localizadas nas extremidades da(s) viga(s). Nas cabeceiras estão fixadas as rodas que permite o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem por sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento. Consulte aqui as cabeceiras Sansei Talhas disponíveis!
2) Viga(s) – É a viga principal da ponte rolante. Sobre ou sob esta viga, dependendo do tipo de ponte rolante, desloca-se o carro/trolley.
3) Carro/trolley – O carro/trolley se movimenta sobre as vigas principais da ponte e é o mecanismo onde se localiza o sistema de elevação (talha). Dessa maneira, o dispositivo é o responsável pelo deslocamento horizontal e vertical da carga.
4) Talha – A talha é montada no carro/trolley e é responsável pelo movimento de elevação da carga. Dessa forma, a talha utiliza um cabo de aço ou corrente para elevar a carga. Na Sansei temos uma linha completa de talhas, desde capacidade de 0,25 até 25 toneladas, diferente comprimentos de cabo ou corrente entre outros requisitos necessários para se adequar à sua empresa.
5) Painel de operação – Dispositivo utilizado para realizar os comandos do equipamento. Em equipamentos mais robustos e complexos é necessário se torna necessária uma cabine própria para operação do equipamento. Por outro lado, em um equipamento mais simples, um controle remoto é uma excelente opção.
Se você tem interesse em talhas, cabeceiras para ponte rolante ou trolley, entre em contato com a Sansei Talhas, só aqui você encontra equipamento com 1 ano de garantia e experiência de uma empresa com mais de 60 anos no mercado!
Telefones: (11) 3209-0500 / 3209-1705
E-mail: comercial@sanseitalhas.com.br
Confira os nossos produtos no site: https://www.sanseitalhas.com.br
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.